2

Na literatura inglesa e científica frequentemente vemos a expressão part of speech. Eu estou com dúvidas se a tradução para português deveria ser "partes do discurso" ou se como aparece na wikipedia deve antes ser classe gramatical - e por que não "classe lexical"?

2 Answers 2

2

As dúvidas aparentemente não se restringem ao OP, dado o número de trabalhos acadêmicos que optam por adotar simultaneamente "partes do discurso" e "classe gramatical/de palavras", e.g.: "Breve trajetória filosófico-gramatical das partes do discurso (classes de palavras) na obra de Dionísio Trácio", "Partes do discurso/Classes de palavras: um estudo das ideias sobre a interjeição em gramáticas portuguesas" (e-print). Também encontram-se trabalhos que usam apenas "partes do discurso" (este, ou este) ou "categoria lexical" (este), entre outros.

Eu diria que, numa descrição pedestre, classe gramatical, categoria gramatical, classe lexical, categoria lexical, categoria da linguagem, parte do discurso, classe de palavra, etc. são essencialmente intercambiáveis, com "classe/categoria gramatical" talvez o termo mais tradicional (leia-se: foi o que aprendi na escola) e "partes do discurso" possivelmente influenciado pela literatura em inglês (e não por isso menos válido).

Numa descrição mais técnica, a opção dependerá no final das contas das definições adotadas, i.e., do arcabouço teórico ("theoretical framework") adotado, como bem colocado pela Edite Prada no Ciberdúvidas, respondendo uma pergunta sobre categoria funcional e categoria lexical:

Muitas vezes, o tipo de designação que se dá aos conceitos depende da posição, ou enquadramento, teórica que se adota, pelo que fazer afirmações genéricas como a que submete ao nosso apreço poderá não ser a forma mais adequada de obter uma resposta rigorosa.

5
  • 1
    Também vi ser usado classe morfossintática como sinónimo de part of speech em trabalhos recentes. A terminologia para isto flutua e deve depender do gosto dos autores e revisores. Commented Oct 14 at 8:59
  • @bad_coder Não, part of speech é um termo dentro da gramática.///"A palavra pode ser classificada isoladamente, analisando apenas sua classe gramatical, ou pode ser estudada a partir da função que estabelece dentro da oração. Se o objeto de estudo é a palavra, tem-se a análise morfológica. Entretanto, se a busca é por sua função na oração, surge a análise sintática." Veja mais sobre "O que é morfossintaxe?" em: brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/… Commented Oct 14 at 15:30
  • @Lambie é verdade, essa contextualização é muito boa e justifica a escolha do termo. Se quiseres posta como resposta e eu dou um voto, acho que merece para os leitors futuros! Já agora, se quiseres corresponder e dar um votozinho +1 a mim e ao Stafusa também é bem-vindo. Commented Oct 14 at 16:20
  • Em Portugal, nunca ouvi dizer "partes do discurso", isso a mim soa-me mal. Commented Nov 14 at 8:58
  • @JorgeB. Sim, em parte foi novidade para mim também e confesso que me pareceu uma inovação desnecessária. Mas a língua evolve... Note que esta tese é da Universidade de Évora, e não tão recente assim (2013). Commented Nov 14 at 11:36
2

"A palavra pode ser classificada isoladamente, analisando apenas sua classe gramatical, ou pode ser estudada a partir da função que estabelece dentro da oração. Se o objeto de estudo é a palavra, tem-se a análise morfológica. Entretanto, se a busca é por sua função na oração, surge a análise sintática." [part of speech]

"Quando a análise ocorre no âmbito da palavra e da frase, ou seja, quando o estudo envolve classe gramatical e função sintática, temos a Morfossintaxe.

As dúvidas são muitas quando essa análise é exigida. Em geral, ela não é solicitada explicitamente. Entretanto, sempre que a função sintática é pedida, é importante pensar a que classe gramatical a palavra pertence. Fazendo isso, ficará mais fácil definir sua função."

Veja mais sobre "O que é morfossintaxe?" em: morfossintaxe

1
  • 1
    Eu vou dar a sugestão de juntar as duas respostas no mesmo post, para a citação e a tua prosa ficarem juntas num único conjunto. É a lógica habitual de postar no SE sendo que as duas partes neste caso não são independentes. Commented Oct 14 at 16:51

Start asking to get answers

Find the answer to your question by asking.

Ask question

Explore related questions

See similar questions with these tags.